Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Hidratação - Dicas Importantes da Nutricionista da Seleção Brasileira

É uma prática comum em esportes de categoria de peso, como o judô, a perda de peso através da desidratação. Muitos atletas se exercitam vestindo roupas de borracha ou acessórios para promover a sudorese, gerando perda de peso. Acontece que esta prática leva rapidamente a desidratação, resultando em fadiga.

Nosso corpo é constituído de 60% de água, e esta é essencial para o bom funcionamento do organismo, preservação das funções fisiológicas, lubrificação das articulações, eliminação de toxinas, transporte de nutrientes e regulação da temperatura corporal.

Alguns estudos mostram que a perda corporal de 1% de água já está relacionada com a redução do desempenho do atleta. Isto porque a desidratação leva o atleta à perda da concentração, distúrbios intestinais, náuseas, redução da disposição, câimbras musculares, fadiga antecipada, taquicardia, e prejuízos na regulação térmica do corpo.
 Para manter uma boa hidratação, uma boa estratégia é:
1) pesar-se antes e após o treino.
2) Comece a beber em torno de 0,5 litros de fluidos em aproximadamente 2 horas antes do exercício, para assegurar que esteja adequadamente hidratado e que haja tempo para eliminar o excesso de água.   
3) Durante o treino beba 200ml de líquido a cada 15 minutos.  
4) E após o treino beba 0,5 litros de água para cada 500g perdidos. 
Dica: As bebidas geladas (entre 5 e 10o C) são as mais indicadas, pois são absorvidas mais rapidamente.

 
Deve-se evitar bebidas com cafeína (guaraná natural, café, chá mate ou preto e refrigerante) e bebidas alcoólicas, já que são diuréticas e reduzem a absorção de alguns minerais como o Cálcio e o Ferro.

Durante exercícios prolongados (duração maior que 1 hora) a adição de carboidrato pode ser eficaz para a manutenção do exercício e a demora no estado de fadiga.   Soluções contendo de 4% a 8% de carboidratos são considerados ideais. Os carboidratos podem variar entre glicose, sacarose e maltodrexina. Para este tipo de informação, consulte sempre o rótulo do produto.

Quando bem hidratado, o atleta tenderá a urinar várias vezes ao dia e a urina terá uma coloração amarela clara.
Para maiores informações, é recomendado que se consulte um profissional especializado.

por Roberta Lima (Nutricionista da Seleção Brasileira de Judô)

Fonte: Confederação Brasileira de Judô

Nenhum comentário:

Postar um comentário